f

exposição "cidade média"

Inês Laborim, www.lightstalkers.org/ineslaborim

Cidade Média" foi um tema explorado ao longo de 2008 por Inês Laborim que explora a classe média (mais precisamente a do Rio de Janeiro), raramente observada no seu quotidiano; normalmente analisadas, em termos estéticos, em todos os sentidos, a pobreza e a riqueza extremas. Conceptualmente, procura-se uma análise, um conceito sociológico, antropológico ou político dos hábitos, habitat da classe média de hoje em dia.

A artista apoia-se num enquadramento distante daquilo que é observado, apesar das suas fotografias aproximarem o observador, devido às cores presentes e à reflexão imediatamente imposta. As fotografias conferem peso visual, não só pela sua dimensão mas também pelos tons apresentados. No encontro do homem com a vida e a luz existe uma procura óbvia da pintura como referência, pensamos em óleos pelo peso da cor intensa e em aguarelas pela indefinição do traço.

A exposição é acompanhada por uma tentativa de interacção e de aproximação do público ao tema, através da utilização dos cinco sentidos. A comunicação audiovisual será feita a partir das fotografias, da contínua apresentação multimédia de imagens do quotidiano e da informação televisiva, de maneira que o espectador se sinta dentro do ambiente carioca; com o tacto poderão sentir os objectos disponíveis; com o paladar pretende-se experimentem sabores típicos, despertar diferentes sensações; com o olfacto pretende-se que sentam os cheiros característicos. Assim podem compreender e tirar conclusões sobre esta cultura.

Fonte: Catarina Laborim

Sem comentários: